sábado, 2 de novembro de 2013

Enigmas

Teste o seu raciocínio nos desafios a seguir. Para checar a resposta, basta selecionar:


Enigma 1: As caixas de frutas

Você tem três caixas de frutas. Uma contém apenas maçãs, outra contém apenas laranjas, e a última possui as duas frutas misturadas. Todas as caixas estão etiquetadas: uma diz “maçãs”; outra diz “laranjas”; a última diz “maçãs e laranjas”. Contudo, sabe-se que nenhuma das caixas está etiquetada corretamente. De que maneira você poderia etiqueta-las corretamente, se só lhe é permitido pegar uma fruta de apenas uma das caixas?

Resposta: Pegue uma fruta da caixa onde se lê “maçãs e laranjas”. Caso a fruta selecionada seja uma maçã, esta só poderá ser a caixa que contém apenas maçãs. Com isso, a caixa onde se lê “laranjas”, não poderá ser a caixa contendo apenas maçãs, e nem a caixa contendo apenas laranjas. Logo, será a caixa que contém maçãs e laranjas misturadas. Enfim, a caixa restante, onde se lê “maçãs”, será a caixa contendo apenas laranjas.



Agora, caso a fruta selecionada tenha sido uma laranja, a solução deriva-se do mesmo raciocínio: a caixa onde se lê “maçãs e laranjas” é a caixa que contém apenas laranjas; a caixa onde se lê “maçãs”, é a caixa contendo maçãs e laranjas misturadas e a caixa onde se lê “laranjas”, é a que contém apenas maçãs.

Enigma 2: Jardim de flores

Todas as minhas flores, menos duas, são rosas. Todas as minhas flores, menos duas, são tulipas. Todas as minhas flores, menos duas, são margaridas. Quantas flores eu tenho?

Respostas: 3 flores: uma rosa, uma tulipa e uma margarida, ou, 2 flores: sendo que nenhuma delas é uma rosa, uma tulipa ou uma margarida.

Enigma 3: Os três viajantes

Três viajantes resolvem passar a noite em um hotel. O recepcionista cobra 30 reais por quarto. Então, eles pedem um quarto e cada um paga 10 reais. Um garoto carrega suas malas e os leva para o quarto. Depois, o recepcionista percebe que, na verdade, cobrou dinheiro a mais dos homens e pede que o garoto leve 5 reais para devolver a eles. O garoto, porém, raciocina e vê que, com estão em 3 pessoas, os homens não poderão dividir 5 reais igualmente entre si. Com isso, resolve pegar 2 reais para si e devolver 1 real para cada homem.
Pois bem, feito isso, temos a seguinte situação: cada homem, após receber 1 real de volta, pagou, no total, 9 reais, o que gera um pagamento final de 27 reais. O garoto ficou com 2 reais, que, somados aos 27 dão 29. Ou seja, onde foi parar o 1 real que falta, dos 30 inicialmente pagos?

Resposta: O que acontece é um equívoco na hora de contar os 30 reais. Os 2 reais que o garoto tomou para si, são, na verdade, parte dos 27 reais que os homens pagaram. A contagem correta seria aquela que dissesse que 27 reais foram pagos, e 3 reais não foram pagos (os 3 reais que foram devolvidos aos homens), totalizando 30 reais. Ou seja, devemos somar aos 27 reais, os 3 reais devolvidos, pois foi isso que efetivamente os homens pagaram, e não os 2 reais, pois estes estão dentro dos 27 reais pagos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário